Letras, ritmos, sensações e experiências. Através da música podemos captar diferentes reações das pessoas, e cada uma de um jeito diferente. A Música é uma Forma de Comunicação e está atrelada às emoções e aos desejos das pessoas. E como isso pode estar também atrelado ao marketing? A música consegue auxiliar na tomada de decisões? Descubra lendo mais nesse post!

A música consegue dizer o que as pessoas pensam?

            Para a cantora e compositora Gabi Nogueira sim, a música pode expressar além do seu propósito original. “Muitas vezes a história, a narrativa por trás da música, é uma; e para cada pessoa que ouve, se transforma em outra”, comenta a compositora. E isso não cabe apenas para a letra, mas também para a sonoridade, o ritmo da música. Quantas vezes você estava se sentindo triste e escutou músicas com um ritmo mais lento, tranquilo, e quando estava animado, sonoridades alegres, vibrantes? O tom da música também pode dizer muito sobre o que a pessoa está sentindo ou querendo dizer.

            Músicas em formato de protesto, por exemplo, também fazem parte da nossa história. O músico e publicitário Eduardo Kalsing reforça isso lembrando do período da ditadura militar. “Os compositores precisavam utilizar muitas analogias para passar o conteúdo que queriam, visto a censura. Hoje percebo que a mensagem a ser passada é muito mais “direta”, “na cara”, ressalta Kalsing. Além disso, a música é muito ouvida por todos, o que faz com que mensagens sejam compartilhadas muito mais rapidamente. Música é comunicação!

A construção musical ao longo dos anos    

A música evoluiu muito na forma como a mensagem é transmitida e de que maneira isso acontece. Segundo dados obtidos pela Federação Internacional da Indústria Fonográfica e divulgados pelo Grupo Globo em 2021, o Brasil é o maior mercado de música na América Latina e um dos principais do mundo. São mais de 97% das pessoas que ouvem música, e 79% delas utiliza o celular para isso. Os principais gêneros são sertanejo, pop e gospel/música cristã.

Pode-se dizer que a música evoluiu se analisarmos em décadas? Sim e não. Para Gabi Nogueira, a evolução não é da música, e sim da maneira de fazê-la. “A música, em si, é cíclica. Um exemplo que dou é Boys Don’t Cry, da Anitta. Música com sonoridade, clipe e textura que nos leva novamente para o final dos anos 80 até metade dos 90. E a galera ouve como novidade”, explica Gabi. Dessa forma, nos remetemos a formas de fazer música antigas, inseridas na modernidade e na forma de estilo atual.

Ao encontro do que Gabi explica, o músico Eduardo atrela a evolução da música, ou construção musical como chamamos, às mudanças culturais e ao avanço da tecnologia. “Por muitos anos a música foi uma forma de protesto em sua essência (principalmente o Rock, do qual faço parte) e hoje percebemos que ela tem sido muito mais relacionada, em termos de popularidade, ao entretenimento do que ao questionamento. No meu entender, música é praticamente a trilha sonora da geração”, comenta Kalsing.

A música como forma de comunicação – nos negócios!

            É possível inserir a música no marketing da sua marca? Sim! Quando o caminhão do gás passa com aquela música que gruda na cabeça, campanhas de Carnaval, trilhas emocionantes em comerciais de fim de ano… tudo tem música! Então sim, ela é uma forma de comunicação positiva e pode muito bem estar atrelada aos negócios. Se pensada da maneira correta, pode inclusive influenciar decisões, como é o caso dos jingles políticos, que Eduardo lembra bem. “Como publicitário e músico, vejo que a música pode, sim, influenciar nas decisões através de jingles. Um exemplo são os políticos, que grudam na nossa cabeça o nome e o número do candidato e podem ser uma grande influência para eleitores que estejam em dúvida sobre em quem votar”, exemplifica Kalsing. Já Gabi Nogueira lembra de propagandas antigas, mas que criam memórias afetivas e são lembradas por anos. “Quem ainda não canta a música da Parmalat, quando tem que comprar leite?”

            Pense na música como o meio da mensagem, a forma como o seu negócio pode chegar até as pessoas. A música é um método claro de comunicação, importante para o desenvolvimento desde que nascemos. Ela está em todos os lugares, de inúmeras formas e para diferentes emoções. Utilize os sons sempre a seu favor!