No universo corporativo, o branding tem um papel fundamental na construção de marcas de sucesso e isso começa de dentro para fora. Muito além de uma identidade visual ou de um tom de voz que cativa a todos, o verdadeiro poder de uma marca e a sua principal estratégia para alcançar o sucesso, seja começar o trabalho de dentro para fora. A atenção e o cuidado que a empresa dedica aos colaboradores, através de uma gestão humanizada e a criação de uma cultura empresarial, tudo isso gera um efeito transformador e que acaba diferenciando uma marca no mercado.
Hoje queremos falar sobre a importância das marcas estarem atentas não apenas ao público final, mas olhar para dentro e entender que tipo de entrega é essa que os colaboradores podem fazer inconscientemente, e que agrega no crescimento da marca. Colocar as pessoas no centro do negócio é essencial para o sucesso de uma marca. Colaboradores felizes geram comentários positivos e a disseminação da marca na sociedade.
A essência do Branding de dentro para fora
Muito vem se falando no mercado sobre branding e de fato, aqui na SMT nós apostamos todas as nossas fichas nisso, pois o branding está em tudo, ao mesmo tempo em que tudo é branding.
Ele vai além da estética de uma marca, pois se baseia na criação de uma identidade original, exclusiva e autêntica, que transmita os valores e o propósito da empresa. E de novo: tudo volta às pessoas. Para alcançar excelentes resultados, é essencial entender que as pessoas são os principais impulsionadores de uma marca. Então transformar seus colaboradores em verdadeiros embaixadores, faz com que o sucesso da marca seja ainda maior, alcançando números e respostas que sem os colaboradores, talvez não fosse ser possível.
Por isso é que defendemos tanto no Branding que as pessoas são o centro de tudo, e que tudo deve ser feito pensando nelas: colaboradores, consumidores finais, fornecedores… todos! Marcas existem e vivem para pessoas, e coloca-las como foco do negócio é extremamente necessário. Assim é possível entender suas necessidades, fornecer um ambiente de trabalho saudável, promover o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional e valorizar a diversidade. Ao fazer isso internamente, a empresa demonstra o seu compromisso com as pessoas, gerando lealdade e engajamento tanto dos colaboradores quanto dos clientes que terão conhecimento dessas ações.
Tudo isso que estamos falando aqui não é baseado em achismos, mas em fatos. Pesquisas mostram que uma equipe engajada e embaixadora da marca consegue trazer o dobro de resultado para a empresa, além de apresentar uma melhoria nos indicadores-chave de atendimento ao cliente. Afinal um colaborador que se sente realizado, irá transmitir esse sentimento no seu dia a dia e em suas tarefas, transmitindo os valores e a missão da empresa de forma genuína e como retribuição.
O branding deve estar em tudo, como falamos antes, e isso inclui o conhecimento da equipe. Investir no desenvolvimento dos colaboradores, oferecendo treinamentos, programas de reconhecimento e oportunidades de crescimento é uma estratégia para fortalecer o branding e mais do que isso, reter os talentos que fazem parte da empresa. Atrair e reter são atos essenciais para todas as empresas. Atrair os melhores e continuar com eles, gerando grandes times de atuação.
E por falar em retenção, é importante lembrar que a cultura da empresa tem muito a ver com isso. Empresas com uma cultura forte, positiva e que esteja sendo executada no dia a dia, têm uma taxa de retenção de colaboradores maior do que outras. Os colaboradores se sentem de fato pertencentes a uma comunidade, a uma marca, e se tornam mais produtivos e comprometidos com os objetivos e a missão da empresa. Criar uma cultura de dentro para fora e que promova transparência, colaboração, reconhecimento e crescimento é essencial para um ambiente saudável e inspirador, tudo o que as empresas querem para si, não é mesmo?
Você já tinha imaginado que o Branding poderia fazer tudo isso pela sua empresa? Cuidando dos colaboradores de forma adequada, você pode transformar todo o seu negócio e ampliá-lo ainda mais, porque por mais que não se fale do “marketing boca a boca”, os consumidores ainda levam muito em consideração o que os outros falam sobre determinada marca. E os seus colaboradores levando a empresa de maneira positiva “para fora”, a percepção de marca ficará ainda melhor. Muitos se questionam como mensurar o resultado de branding, mas é exatamente isso: como a sua marca está posicionada no mercado? O que as pessoas têm falado sobre ela? De que maneira a empresa age em determinadas situações? Os conteúdos e ações estão de acordo com o propósito da marca?
Descubra, investindo em branding, o quão poderoso é colocar as pessoas em primeiro lugar. Comece a utilizar as estratégias de branding de dentro para fora e veja a transformação acontecer em todos os aspectos do seu negócio. E conte conosco para esta caminhada!