Certamente você já ouviu falar a frase “para quem não sabe aonde quer ir, qualquer caminho serve”. A empresa que não faz planejamento de marketing conhece bem o significado dessa expressão. Atualmente é de extrema importância para qualquer negócio saber o caminho que se está percorrendo no marketing, pois uma vez que a informação está na rede, não tem como voltar atrás.

Então chegou o momento de nos questionarmos se estamos vivendo no mood Zeca Pagodinho “deixa a vida me levar, vida leva eu” ou mood Renato Russo “quem acredita sempre alcança”. Fazer o planejamento de marketing é acreditar que você pode ser estratégico mapeando cenários, otimizando investimentos, facilitando a tomada de decisão e até mesmo melhorando o clima organizacional.

O planejamento nada mais é que um guia de determinado período que inclui objetivos, indicadores, análises e outras informações importantes para guiar o marketing da empresa. A importância que você dá a esse assunto definirá o caminho mais assertivo para os resultados, trazendo clareza sobre os objetivos e contribuindo para o planejamento estratégico da empresa.

Sabe quando a gente se organiza pra curtir à vontade nossas férias? Planejamos com calma, e com muita pesquisa, seja sobre o roteiro dos sonhos, os pontos turísticos que iremos visitar, a cultura do lugar… E claro, não podemos esquecer de incluir na rotina abastecer a reserva financeira para bancar toda essa experiência sem dor de cabeça.

Normalmente, levamos em média de 6 meses a 1 ano par planejar todos os detalhes de nossas férias. Da mesma forma você, que tem sua empresa, precisa também se planejar para o próximo ano.

Isso mesmo! A contagem regressiva para 2024 já começou e você tem 6 meses para planejar o marketing, com o objetivo de estruturar tudo para começar com o pé direito. Com o planejamento de marketing, você visualiza bem aonde a empresa deseja chegar, quais áreas que se deve dar destaque e, ainda, consegue entender o comportamento dos consumidores mais a fundo. A organização financeira também não será nenhum mistério, pois será possível reservar recursos para as ações, campanhas e eventos necessários para atingir o público-alvo do seu negócio.

Podemos pensar em 4 pontos principais para serem trabalhados no planejamento de marketing, que são:

  • Diagnóstico da empresa;
  • Definição de objetivo;
  • Definição de estratégias;
  • Recursos financeiros e cronograma.

Diagnóstico da empresa

Esse é o momento que devemos avaliar o status atual da empresa, compreender as forças, fraquezas, quais são as oportunidades disponíveis no mercado e quais ameaças temos que estar atentos. Além disso, nesta etapa analisamos o ambiente no qual o negócio está inserido, se o nicho está em ascensão ou em baixa, se tem inovação, o que a concorrência está adotando, o que ainda não foi abordado, enfim. Neste momento é possível mapear seu perfil de consumidor, desenhar a persona, e entender qual a linguagem perfeita para se comunicar com seu público. Tendo em vista esses pontos, vamos desenhar o posicionamento da marca, como ela irá se comportar diante das situações.

Definição de objetivo

Saber quais são as prioridades do negócio é muito importante, por isso a definição de objetivos pode ser feita de acordo com o planejamento estratégico macro da empresa, escolhendo fatores que vão impulsionar o cumprimento desse plano. Importante definir quais serão os KPI ‘s mais relevantes para mensurar o andamento de cada objetivo, se as ações estão sendo eficazes e o quão perto estamos do resultado desejado.

Definição de estratégias

Entender quais são as estratégias mais inteligentes para cada objetivo é a mola propulsora do planejamento, pois são os meios pelos quais os resultados serão atingidos. Uma vez que já conhecemos o nosso público, vamos desenhar se a forma de contato com os consumidores será por redes sociais, eventos ou ações online/offline. A definição de estratégias também orienta quanto será necessário investir, pois é possível que uma estratégia assertiva não tenha custo algum.

Recursos financeiros e cronograma

Falando em custos, um dos fatores mais importantes do planejamento é prever os gastos que terá com marketing, pois o financeiro conta com um orçamento pré-definido para cada setor e se não for aprovado com antecedência pela diretoria não haverá recursos para criar as ações de marketing. O cronograma nesse caso auxilia a distribuir os custos por meses e equilibrar as contas, e ter uma data prevista para o desenvolvimento de cada projeto ajuda também na motivação dos colaboradores, trazendo clareza nos papéis que serão desenvolvidos por cada um.

Se pararmos para pensar, o planejamento é, de longe, um dos passos mais importantes para as organizações de sucesso, pois através dele temos a consciência de onde estamos e quais serão os
passos necessários para chegarmos aonde desejamos. Por isso, a dica de hoje é: busque especialistas
em planejamento para que você tenha um projeto de sucesso.

Quer saber como planejar um 2024 extraordinário? Nós podemos te ajudar, garantindo que seus planos saiam do papel! Dê o primeiro passo em direção ao seu planejamento de marketing, clique aqui e fale com a gente. 😉