Certamente você já ouviu falar a frase “para quem não sabe aonde quer ir, qualquer caminho serve”. A empresa que não faz planejamento de marketing conhece bem o significado dessa expressão. Atualmente é de extrema importância para qualquer negócio saber o caminho que se está percorrendo no marketing, pois uma vez que a informação está na rede, não tem como voltar atrás.
Então chegou o momento de nos questionarmos se estamos vivendo no mood Zeca Pagodinho “deixa a vida me levar, vida leva eu” ou mood Renato Russo “quem acredita sempre alcança”. Fazer o planejamento de marketing é acreditar que você pode ser estratégico mapeando cenários, otimizando investimentos, facilitando a tomada de decisão e até mesmo melhorando o clima organizacional.
O planejamento nada mais é que um guia de determinado período que inclui objetivos, indicadores, análises e outras informações importantes para guiar o marketing da empresa. A importância que você dá a esse assunto definirá o caminho mais assertivo para os resultados, trazendo clareza sobre os objetivos e contribuindo para o planejamento estratégico da empresa.
Sabe quando a gente se organiza pra curtir à vontade nossas férias? Planejamos com calma, e com muita pesquisa, seja sobre o roteiro dos sonhos, os pontos turísticos que iremos visitar, a cultura do lugar… E claro, não podemos esquecer de incluir na rotina abastecer a reserva financeira para bancar toda essa experiência sem dor de cabeça.
Normalmente, levamos em média de 6 meses a 1 ano par planejar todos os detalhes de nossas férias. Da mesma forma você, que tem sua empresa, precisa também se planejar para o próximo ano.
Isso mesmo! A contagem regressiva para 2024 já começou e você tem 6 meses para planejar o marketing, com o objetivo de estruturar tudo para começar com o pé direito. Com o planejamento de marketing, você visualiza bem aonde a empresa deseja chegar, quais áreas que se deve dar destaque e, ainda, consegue entender o comportamento dos consumidores mais a fundo. A organização financeira também não será nenhum mistério, pois será possível reservar recursos para as ações, campanhas e eventos necessários para atingir o público-alvo do seu negócio.
Podemos pensar em 4 pontos principais para serem trabalhados no planejamento de marketing, que são:
- Diagnóstico da empresa;
- Definição de objetivo;
- Definição de estratégias;
- Recursos financeiros e cronograma.
Diagnóstico da empresa
Esse é o momento que devemos avaliar o status atual da empresa, compreender as forças, fraquezas, quais são as oportunidades disponíveis no mercado e quais ameaças temos que estar atentos. Além disso, nesta etapa analisamos o ambiente no qual o negócio está inserido, se o nicho está em ascensão ou em baixa, se tem inovação, o que a concorrência está adotando, o que ainda não foi abordado, enfim. Neste momento é possível mapear seu perfil de consumidor, desenhar a persona, e entender qual a linguagem perfeita para se comunicar com seu público. Tendo em vista esses pontos, vamos desenhar o posicionamento da marca, como ela irá se comportar diante das situações.
Definição de objetivo
Saber quais são as prioridades do negócio é muito importante, por isso a definição de objetivos pode ser feita de acordo com o planejamento estratégico macro da empresa, escolhendo fatores que vão impulsionar o cumprimento desse plano. Importante definir quais serão os KPI ‘s mais relevantes para mensurar o andamento de cada objetivo, se as ações estão sendo eficazes e o quão perto estamos do resultado desejado.
Definição de estratégias
Entender quais são as estratégias mais inteligentes para cada objetivo é a mola propulsora do planejamento, pois são os meios pelos quais os resultados serão atingidos. Uma vez que já conhecemos o nosso público, vamos desenhar se a forma de contato com os consumidores será por redes sociais, eventos ou ações online/offline. A definição de estratégias também orienta quanto será necessário investir, pois é possível que uma estratégia assertiva não tenha custo algum.
Recursos financeiros e cronograma
Falando em custos, um dos fatores mais importantes do planejamento é prever os gastos que terá com marketing, pois o financeiro conta com um orçamento pré-definido para cada setor e se não for aprovado com antecedência pela diretoria não haverá recursos para criar as ações de marketing. O cronograma nesse caso auxilia a distribuir os custos por meses e equilibrar as contas, e ter uma data prevista para o desenvolvimento de cada projeto ajuda também na motivação dos colaboradores, trazendo clareza nos papéis que serão desenvolvidos por cada um.
Se pararmos para pensar, o planejamento é, de longe, um dos passos mais importantes para as organizações de sucesso, pois através dele temos a consciência de onde estamos e quais serão os
passos necessários para chegarmos aonde desejamos. Por isso, a dica de hoje é: busque especialistas
em planejamento para que você tenha um projeto de sucesso.
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