Precisar de um rebranding não quer dizer que você falhou ou que a sua empresa é ruim e fraca. Pelo contrário, desenvolver um rebranding é mostrar que você se importa, sim, com o seu negócio, está preocupado e atento ao mercado e não quer que a marca seja esquecida. Ter a sabedoria de que você precisa de um rebranding é dizer: eu acredito na minha marca e em todo o poder que ela tem!

E se você pensa que um reposicionamento só faz parte da estratégia de pequenas e médias empresas… É aí que você se engana! Grandes marcas também precisam olhar para dentro e entender se o seu posicionamento atual ainda está conectado com as necessidades e desejos dos consumidores. Além disso, observar se o seu propósito ainda faz sentido para os objetivos do negócio. Assim como no futuro, tendências e ideias que apresentamos hoje já não farão mais sentido também e, por isso, o rebranding se faz tão necessário.

Então fique atento a estes sinais que vamos te apresentar e depois nos diga se você acha que agora é a hora para o rebranding ou não, apesar de que só por você estar lendo esse conteúdo, já meio que sabemos a resposta. Vamos lá?

  1. As coisas estão mudando.

Na sua empresa e lá fora. Nós não somos mais os mesmos consumidores de dois, três ou cinco anos atrás. A forma como somos impactados, como compramos e como nos comunicamos, tudo está diferente e em constante mudança. Neste caso, é importante avaliar se a sua empresa está entregando as melhores estratégias e possibilidades ao consumidor, ou está ficando antiquada e “maçante” para o cliente.

Pessoas não compram mais apenas pelo melhor preço ou pelo ótimo atendimento no balcão. Pessoas compram identificação, qualidade, experiência. Se a sua empresa está muito diferente disso, está na hora de mudar junto com o restante do mundo. E se você resolver mudar para andar de acordo com o mercado, o rebranding se torna ainda mais essencial para comunicar essas novidades.

2. Os concorrentes estão chegando perto.

Sim, concorrentes são bons porque nos fazem sempre desejar ir além, nos mantém ativos e dão vida ao quesito preferência. No entanto, quando a sua marca não está posicionada da melhor forma e atuando com o melhor branding, a concorrência pode se tornar um grande problema.

Invista no rebranding para entender quais pontos devem ser melhorados e quais ações de retomada devem ser feitas para que a tempestade chamada “concorrência” não cause grandes estragos no seu negócio.

3. Aquela emoção toda pela marca se foi.

É muito comum para o empreendedor deixar a marca de lado quando o foco se torna os clientes e as metas a serem batidas. E está tudo bem, afinal, estratégias e ações são importantíssimas. No entanto, o problema está no tempo que você deixa a sua marca de lado e não dá atenção a ela. Assim como em qualquer outra coisa, tudo que é deixado de lado vai perdendo o interesse, a cor, a vida… E com uma marca não é diferente!

Se isso está acontecendo na sua empresa, é hora de se reconectar com seus propósitos, olhar para toda a trajetória e agir. A ação de um novo posicionamento trará vida e ânimo para todos que se envolvem com o seu negócio e aquele despertar gostoso que sentimos quando algo volta a ter brilho. Pense em todo o caminho que você já percorreu com a sua empresa: será que não é o momento para mostrar isso para todos, através de uma repaginação da marca? Dê o próximo grande passo.

4. Você tem dificuldades para atrair os clientes que gostaria

A marca é boa e tem um público-alvo claro, mas ainda não está atraindo o cliente certo? É um sinal de que você precisa de um rebranding, pois rever a sua marca ajuda a entender se a estratégia está correta e atraindo, de fato, as pessoas que precisam ser impactadas.

Por mais que você esteja batendo metas, pode estar fazendo isso com certa dificuldade em função de não ser o cliente ideal e, aí, o período de atração e engajamento demora mais. E como já diz o ditado: tempo é dinheiro, né? Não dá não considerar isso.

5. A sua oferta mudou e novos produtos foram colocados na prateleira

Com o sucesso dos negócios, você percebeu que a sua marca poderia ir além, entregando ainda mais soluções para os seus clientes. Com isso, chegaram novos produtos e serviços e, para se adequar ao mercado atual, os seus processos mudaram. Isso aconteceu com você? E como a comunicação desta mudança fluiu?

A sua marca deve refletir aquilo que você é e  aquilo que você faz, então avalie se as soluções que você entrega estão compatíveis com a comunicação da sua empresa. Se você mudou, as pessoas precisam saber disso e notar, inclusive, esta evolução. Pense no rebranding agora mesmo!

Se algum desses sinais te convenceu que é hora de repaginar a sua marca, envie uma mensagem para conversarmos sobre as possibilidades. E se você ainda está na dúvida de como o seu negócio está, venha conversar conosco também. Podemos te ajudar com um diagnóstico e entender qual o melhor passo para dar na sua empresa.

E lembre-se: a comunicação é o centro de todas as coisas. Invista e olhe atentamente para ela!