O grande desafio de muitas empresas é saber se comunicar com o seu público. Não somente pela linguagem, mas também a constância do diálogo e qual a melhor forma de fazer isso são dúvidas rotineiras. A interação é capaz de atrair novos clientes, consumidores e apaixonados pela sua marca. Principalmente nas redes sociais, a comunicação precisa acontecer porque hoje elas são as principais ferramentas de busca de informação por parte do cliente. Se você quer saber mais sobre uma empresa, corre para as redes sociais, certo?

Para te ajudar nessa comunicação com o público, separamos algumas dicas que podem ser aplicadas no dia a dia e fazer com que você se comunique da maneira certa em todos os lugares.

1. Tenha em mente o que você vai falar

Passe segurança e informação para o seu consumidor. Mostre que você tem conhecimento do que está falando e se for preciso, ensaie antes. Não invente nada e sempre que tiver dúvidas, seja franco e diga que vai buscar a resposta correta.

2. Cuide da linguagem

Nem todo mundo conhece todas as gírias, os memes e os assuntos do momento. Isso também varia conforme o seu público. Pessoas mais jovens talvez tenham mais referências do que os mais velhos, então cuidar da linguagem é essencial para uma boa comunicação com o público.

Nas mensagens diretas com o consumidor você pode ser mais informal, também de acordo com cada situação.

Outro detalhe importante sobre a linguagem é em relação ao uso de termos técnicos. Lembre-se de que nem sempre o seu público final conhece todos os termos e nomes adequados para os produtos e serviços que você tem. Então use palavras e explicações fáceis, que qualquer pessoa entenderia. O óbvio pra você pode não ser o óbvio para outra pessoa!  

3. Conte mais sobre você

As pessoas querem conhecer quem está por trás das marcas, isso é um fato. Por isso sempre que puder, converse sobre outras coisas que não sejam os negócios ou a venda em si. Fale sobre o dia a dia, conte um pouco sobre a sua rotina de trabalho… faça parte!

Com o alto crescimento das redes sociais e do poder de influência de artistas nesses canais, é inevitável que você também pertença a esse mundo de certa forma.

4. Esteja nos mais variados canais de comunicação

Se comunicar com o cliente não quer dizer responder um comentário no Instagram ou fazer uma ligação. Comunicação é estar ali, interagindo e dialogando com cada consumidor e potencial cliente. Por isso, estar nos variados canais (onde o seu público está!) é uma vantagem. Você estará disponível em diversas situações e a marca será lembrada. A pessoa que precisa do seu produto ou serviço se sentirá acolhida e bem informada se você estiver por perto quando ela precisar.

5. Trace estratégias que chamem a atenção

Apenas falar não adianta! Você precisa ter o que falar e por isso, traçar as melhores estratégias pode ser ótimo para isso. Pense em um conteúdo que entregue valor ao cliente, algo que as pessoas realmente queiram saber; faça promoções e tenha condições especiais, campanhas diferentes e materiais que chamem a atenção. Tudo isso faz parte da sua comunicação pois são essas ações que trarão o seu público para perto e a partir daí, é tudo com você!

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