Já falamos outras vezes sobre a importância do planejamento de comunicação para uma empresa, que vai muito além de um simples documento de tarefas a serem cumpridas. O planejamento de comunicação é um plano de ações e estratégias necessárias para que a sua empresa atinja o patamar desejado através de um posicionamento certo e com projetos que realmente conversem com o seu público alvo.

Mas e como fazer esse planejamento de comunicação? A gente te dá algumas dicas aqui nesse post. Continue lendo!

Como fazer o planejamento de comunicação da sua empresa

Conheça a sua marca e estude sobre o mercado


Antes de começar o planejamento, é importante você conhecer a fundo a sua empresa e entender conceitos e situações do mercado atual onde a sua marca está inserida. Explore o histórico da empresa, afinal o planejamento de comunicação serve para todos os setores, e anote pontos importantes e relevantes desde o início. Coloque também os setores que existem (produção, financeiro, administrativo…) e quantos colaboradores estão em cada uma dessas áreas. Depois isso pode te ajudar a perceber qual setor precisa de um acompanhamento mais próximo.

Sobre o mercado, identifique os seus diferenciais e também o que os concorrentes têm que você não tem. Busque a missão, visão e valores do seu negócio e se isso não existe, já é um bom ponto inicial para trabalhar.

Faça uma análise da comunicação atual da empresa, feedbacks de colaboradores e tudo o que pode agregar na evolução do negócio no futuro. O que funciona bem? O que precisa melhorar?

Defina o propósito do plano de comunicação


Feita a análise e controle do seu negócio e do mercado em que está inserido, agora é hora de definir o propósito deste plano. Onde você quer chegar a curto, médio e longo prazo, com metas e objetivos. Coloque tudo no plano! Traçar esses objetivos a partir da análise feita anteriormente já te ajuda a perceber quais as forças e fraquezas da empresa e onde deve estar o foco maior. Tendo o propósito bem definido, as ações devem estar alinhadas a ele, aí os resultados serão os melhores possíveis.

Planeje as ações estrategicamente

Agora é hora de planejar as ações. Financeiras, administrativas, comerciais e de marketing. Tudo o que será feito para atingir o propósito estabelecido no item anterior. O plano é atrair mais pessoas? Então pense em ações para isso, que gerem leads e que faça a marca ser reconhecida.

Aqui você precisa também listar e ver tudo o que será gasto com essas ações, quais serão mais caras e mais baratas, quais são mais urgentes e todos os desafios que a empresa terá no próximo período.

É importante mapear também os meios de comunicação e outros lugares que serão utilizados para essas ações, o próximo item da nossa listinha.

Indique os meios de comunicação

Jornais, revistas, rádios e canais de televisão já te procuram assim, diariamente, certo? Mas e o que mais você vai utilizar? Redes sociais, blogs, influenciadores digitais?

Tudo isso deve estar também no planejamento de comunicação para você conseguir enxergar onde precisa estar e já organizar tudo. Além disso, é nesse item que você vai pensar e identificar onde está o seu público-alvo. Se ele não está no rádio, você já pode descartar a opção.

Fazer pesquisas e analisar estudos é uma boa forma de preencher essa coluna.

Crie um cronograma de execução

O cronograma é essencial pra que você não se perca nas tarefas e não coloque seu planejamento por água abaixo. Estabeleça prazos, datas e até mesmo quem será o responsável por determinada ação.

Deixe tudo explicado para que não haja erros durante a execução.

E se mesmo depois dessas dicas você achar que não vai dar conta, chame a equipe da SMT. Somos especializados em comunicação e pessoas, e por isso podemos te ajudar em todo esse processo para que você alcance seus objetivos sem se preocupar.

Deixe o planejamento e a execução por nossa conta!

Entre em contato e saiba mais sobre esses e outros serviços da SMT Comunicação.