Sua empresa precisa de uma reconstrução da marca? Não está conseguindo realizar ações da maneira certa? Saiba que tudo isso tem a ver com o seu planejamento estratégico de comunicação! Um pensamento estratégico para as suas ações é essencial para que a empresa de mantenha no mercado, encante cliente e construa um bom relacionamento para a marca. Vamos falar mais sobre isso nesse post!

O planejamento estratégico de comunicação é um conjunto de processos criados para que a empresa consiga ter mais eficiência e resultados nos seus produtos, canais de vendas e relacionamento com o público. Não são decisões baseadas em achismo, mas sim em dados obtidos em análises, pesquisas e ações da concorrência, por exemplo.

Esse planejamento de comunicação deve estar alinhado ao organizacional, da empresa como um todo, pois essa integração vai facilitar ainda mais a eficácia de todas as ações propostas. É “trabalho em equipe” que fala, né?!
Como montar um planejamento estratégico de comunicação eficaz?

Confira estes 10 passos:

  1. Investigue sobre a organização
  2. Investigue sobre os produtos/serviços da organização
  3. Investigue sobre o segmento de atuação da
  4. Analise os canais e políticas de comunicação da empresa
  5. Realize o diagnóstico
  6. Análise SWOT
  7. Análise de públicos e definição da persona
  8. Objetivos e Metas da Comunicação
  9. Plano de Ação
  10. Monitoramento, controle e avaliação

Até hoje algumas empresas acreditam não precisar de um planejamento e que uma simples programação de postagens já basta para alcançar o sucesso. O que as pessoas não sabem é que um bom planejamento de comunicação pode ser a diferença entre pequenas e grandes marcas. Ele é um documento estratégico que inclusive deve ser revisto periodicamente pela empresa.

Mas lembre-se: você não precisa fazer tudo isso sozinho ou sozinha. É um trabalho difícil, que leva tempo, mas também será muito importante para os resultados.

Conte com a SMT Comunicação para te ajudar nesse planejamento!