Sua empresa precisa de uma reconstrução da marca? Não está conseguindo realizar ações da maneira certa? Saiba que tudo isso tem a ver com o seu planejamento estratégico de comunicação! Um pensamento estratégico para as suas ações é essencial para que a empresa de mantenha no mercado, encante cliente e construa um bom relacionamento para a marca. Vamos falar mais sobre isso nesse post!
O planejamento estratégico de comunicação é um conjunto de processos criados para que a empresa consiga ter mais eficiência e resultados nos seus produtos, canais de vendas e relacionamento com o público. Não são decisões baseadas em achismo, mas sim em dados obtidos em análises, pesquisas e ações da concorrência, por exemplo.
Esse planejamento de comunicação deve estar alinhado ao organizacional, da empresa como um todo, pois essa integração vai facilitar ainda mais a eficácia de todas as ações propostas. É “trabalho em equipe” que fala, né?!
Como montar um planejamento estratégico de comunicação eficaz?
Confira estes 10 passos:
- Investigue sobre a organização
- Investigue sobre os produtos/serviços da organização
- Investigue sobre o segmento de atuação da
- Analise os canais e políticas de comunicação da empresa
- Realize o diagnóstico
- Análise SWOT
- Análise de públicos e definição da persona
- Objetivos e Metas da Comunicação
- Plano de Ação
- Monitoramento, controle e avaliação
Até hoje algumas empresas acreditam não precisar de um planejamento e que uma simples programação de postagens já basta para alcançar o sucesso. O que as pessoas não sabem é que um bom planejamento de comunicação pode ser a diferença entre pequenas e grandes marcas. Ele é um documento estratégico que inclusive deve ser revisto periodicamente pela empresa.
Mas lembre-se: você não precisa fazer tudo isso sozinho ou sozinha. É um trabalho difícil, que leva tempo, mas também será muito importante para os resultados.
Conte com a SMT Comunicação para te ajudar nesse planejamento!