O próximo ano está quase chegando e é importante olhar para 2022 com atenção, pois será um momento de retomada econômica e social, com o avanço da vacinação e a contenção da pandemia em todo o mundo. As tendências são muitas e o “novo normal” pode sim aparecer, com ações diferentes para o comércio e qualquer outro tipo de negócio.

As pessoas dizem que a pandemia serviu para muitas coisas: empatia, solidariedade, transformação. E de fato isso aconteceu, principalmente no mundo do marketing. Foi preciso enxergar a mudança de comportamento, a nova realidade e principalmente, as formas de se relacionar. Com base nestes e em outros fatores, nota-se algumas tendências que já estão inseridas no mercado e que virão com toda a força em 2022. Continue no post para saber:

Assistentes Virtuais e Relacionamento via Bots

As assistentes virtuais, como a Lu do Magazine Luiza, e os Bots, também conhecidos como robôs presentes nos chats virtuais, estão cada vez mais inteligentes e conseguindo suprir as necessidades do público. Com isso, estima-se que o crescimento destes assistentes será superior a 50% nos próximos anos, pensando sempre na agilidade e praticidade que um mecanismo como esse pode oferecer.

Influenciadores

Super em alta há algum tempo, o conteúdo gerado pelo usuário é uma forte tendência por ter se tornado relevante nos sites de redes sociais. Segundo pesquisas do Manifesto do Influencer Marketing, 82% das pessoas seguem recomendações de influenciadores digitais ao invés de personalidades ou pessoas famosas. A proximidade é o que conquista o público e é levado em consideração na hora de escolher uma marca ou serviço.

O mesmo vale por usuários quaisquer, seja através de comentários ou avaliações na internet. Ao pesquisar um produto, o consumidor leva em consideração estas avaliações de produto, do que qualquer outra indicação.

Pensar omnichannel

O omnichannel significa estar em diversos lugares, com todos funcionando bem. Ou seja, integrar as ferramentas on e off para que elas se conversem entre si e funcionem. O foco é sempre a experiência do cliente na marca. Um exemplo é quando lojas online, que também possuem seus espaços físicos, oportunizam que o cliente compre online e realize a troca da peça, se necessário, em uma unidade física. Isso garante praticidade e conforto para o cliente, que sabe que poderá contar com os espaços caso precise. Outro formato interessante para entender o omnichannel é o Compre online e retire na loja, evitando custos maiores com frete, por exemplo.

Eventos híbridos

Os eventos que ligam o digital com o offline também serão tendência em 2022, assim como já estão sendo neste ano. Desde interações digitais no local como lives para quem quiser assistir de casa, a criatividade é o que conta nessa hora!

Eventos híbridos mesclam o on e o off, então as possibilidades são inúmeras. E o melhor de tudo é que esse tipo de ação gera a experiência tão esperada pelos consumidores e que será muito falada no próximo ano.

Experiência é a palavra da vez e o seu negócio precisa saber como oferecer isso.

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