Grandes empresas precisam de estratégia e comunicação com os seus clientes? Afinal, elas já são grandes empresas, talvez até já atingiram os objetivos propostos no início da gestão.

Se você realmente estava concordando isso, está na hora de rever seus conceitos em comunicação e marketing, porque todos (eu disse TODOS) precisam de estratégia e comunicação constante para conversar com seu público. E justamente por ser uma grande empresa é que você precisa disso, pois é preciso manter o seu nome no mercado e inovar constantemente, para conversar com o público final da maneira certa. Se fosse o caso, a Apple não precisaria lançar novos modelos de Iphone a cada ano e a Coca-Cola poderia parar de investir nas tão esperadas propagandas de Natal. Existe uma sede muito forte por consumo e as pessoas esperam muito de suas marcas queridas, por isso é que a estratégia precisa andar lado a lado da comunicação e não parar nunca.

Estratégia e Comunicação: como andar juntas

Poderíamos pensar em estratégias de comunicação e a soma dessas duas realidades: a estratégia e a comunicação. Elas podem andar juntas, como também podem ser uma única coisa, afinal toda comunicação tem sua estratégia (o quê, quem, quando, onde, como e por quê).

Vamos partir do princípio de que toda empresa precisa ter uma estratégia de negócio, ou seja, um planejamento de ações e objetivos a serem alcançados em determinado período. Esse planejamento inclui informações de RH, financeiro, marketing, logística e demais setores porque contempla a empresa como um todo e não apenas uma área.

Feito esse planejamento, você já terá noção do que precisa fazer e qual caminho seguir, agora é preciso estruturar bem as estratégias, para saber como agir em cada momento. Essas estratégias, em sua maioria, são baseadas no relacionamento com o público, seja interno ou externo. Sendo assim, a comunicação é peça chave pois ela fará o trabalho de ligar empresa-cliente ou empresa-colaborador, dependendo da ação.

Veja só: chegamos ao “como elas andarão juntas”! Primeiro começamos pela estratégia e depois inserimos a comunicação nela, que pode acontecer através de um vídeo institucional, uma campanha de divulgação do novo produto, press kit para influenciadores e uma série de ideias que podem surgir ao longo do processo. O importante é entender que uma precisa da outra para conquistar seus objetivos!

Grandes empresas precisam disso? E as pequenas?

Toda empresa, seja qual for o seu tamanho, precisa de estratégia e comunicação. Como dissemos no início do post, mesmo grandes marcas do mercado precisam se reinventar a todo momento e atrair a atenção do público final, caso contrário elas deixam de ser grandes marcas e perdem em número de vendas e engajamento. Quem não é visto, não é lembrado e nem consumido!

As grandes empresas precisam de estratégia para continuarem no topo do mercado e as pequenas, para subirem degraus. Todo pequeno empreendedor tem o desejo de crescer com sua marca, vender mais e se tornar grande no segmento. E isso só acontece perante muito planejamento e estratégias eficazes de comunicação para conversar com o público certo e da maneira certa. Todas as marcas começaram pequenas e o tempo que levaram para crescer varia, é claro, e depende de inúmeros fatores, mas podemos afirmar que todas elas pararam para analisar o mercado, fazer pesquisas e traçar as estratégias ideais para alavancar o negócio.

Não sei como fazer isso e agora?

Não se desespere! É importante começar com o básico: quais são seus objetivos? Qual é o propósito da marca? Os objetivos têm a ver com essa missão do negócio?

Essas e muitas outras perguntas devem ser respondidas e a partir das respostas, você conseguirá planejar os próximos anos com sucesso, além é claro de traçar as estratégias que quer utilizar para o seu mercado.

Uma dica valiosa: conte com especialistas nessa área para te ajudarem no processo. Nossa agência trabalha com planejamento de marketing sempre a partir dos objetivos propostos pela empresa e realiza diversas campanhas ao longo do ano para que eles sejam atingidos.

Conte conosco para te auxiliar nesse processo e não esqueça: toda marca precisa de estratégia e comunicação!