Todo mundo gosta e prefere trabalhar em um ambiente agradável, que promova o conhecimento entre as equipes e o desenvolvimento das pessoas. Quando falamos sobre isso tudo, estamos falando sobre Endomarketing, um conjunto de ações de marketing e comunicação voltadas para o público interno da empresa, ou seja, colaboradores, acionistas, prestadores de serviço, entre outros.
As ações de endomarketing são importantes justamente pela melhora no clima organizacional que promovem. Além disso, elas atuam como peça de motivação para os colaboradores serem “influenciadores da marca”, levando boas referências da empresa para o público externo. Uma empresa que investe em endomarketing é vista com bons olhos para os profissionais do mercado, atraindo assim, novos e diferenciados talentos para dentro da organização. Uma das perguntas que podemos fazer para avaliar o grau de pertencimento dos funcionários, é “por que você gosta de trabalhar aqui”? Ao analisarmos as respostas, é possível perceber como a empresa pode estar sendo vista no mercado, como um bom lugar para trabalhar ou o contrário?
Inúmeros são os motivos para se investir em Endomarketing, mas para isso, é necessário criar uma cultura interna de valorização das pessoas, dos times e de crescimento profissional. Tudo está interligado, então se a cultura estiver bem definida, as ações de Endomarketing surtirão mais efeito em um período de tempo menor.
Motivos para investir em Endomarketing:
- Aumento da motivação dos colaboradores
- Aumento da produtividade
- Fortalecimento da marca empregadora
- Melhora do clima organizacional
- Atração e retenção de talentos
- Redução dos custos trabalhistas
- Qualidade da comunicação interna
- Valorização da marca no mercado
Agora que você sabe da importância do Endomarketing para a sua empresa, que tal aplicar na sua organização e engajar as equipes? Você verá rapidamente o retorno das pequenas ações e todos serão beneficiados.
Na dúvida de como dar seguimento nesta ideia? Entre em contato clicando aqui e converse conosco.