Você sabe como conversar com o público nas redes sociais? Interagir não é uma tarefa fácil mas também não é nada impossível e requer alguns cuidados para não se queimar na internet e acabar virando um meme de interação. O seu público está ali porque gosta de você e quer ser ouvido, então ouça com atenção e responda sempre.
Em outras palavras, interaja com as pessoas que estão ali. Seja por um vídeo no Story do Instagram, uma resposta em um comentário no Facebook, ou uma mensagem do inbox. É importante manter essa interação porque assim você humaniza a sua marca e mostra que a sua empresa, o seu negócio, se importa com quem está ali.
Algumas dicas para fazer isso:
- Conheça o seu público. Se o seu consumidor é jovem, não adianta você falar formalmente com ele porque ele vai achar que está falando com um robô. Seja informal, sem deixar de ser educado, é claro.
- Estabeleça uma linguagem. Além de conhecer o público, é legal saber o que está rolando na internet e qual a linguagem que o seu público gosta, para atrai-lo por esse lado. Se o seu público é mais engraçado, mais aberto, utilizar memes e gírias pode ser interessante. Não só na hora de responder, mas no próprio conteúdo que você faz.
- Tente responder com agilidade. O usuário vai entender que você está realmente a disposição para o que precisar. Uma ideia para começar esse trabalho é estabelecer alguns horários fixos no seu dia para parar e interagir. 2 horários pela manhã e 2 horários pela tarde são ótimos para começar. O Facebook, inclusive, tem um recurso que mostra quanto tempo você leva para responder. Isso afeta e muito sua visão perante o público. Pense nisso!
- Mesmo se for uma reclamação/crítica, responda. Diversas vezes vemos prints na Internet de como as marcas respondem a esse tipo de comentário e a maioria ganha o público apenas pela resposta. Pode não ter solução, mas ganhou o cliente apenas por ter respondido. As pessoas querem atenção e carinho, sempre, e nas redes sociais isso não muda. Então quando houver alguma reclamação, problema ou crítica, responda educadamente dentro do que você fazer. Não se esqueça da linguagem estabelecida e do público que você está falando. Dependendo de que assunto for, leve a conversa para o privado e resolva da melhor maneira possível.
Lembre-se sempre: você está conversando com pessoas, seja também uma pessoa!
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