A palavra branding a cada dia mais vem fazendo barulho no business, o que parecia ser um conceito utilizado somente para as big four, vem ganhando espaço em todos os segmentos. E como um bom empreendedor acredito que você esteja se perguntando o que ela significa e como trazer esse conceito para o seu negócio.
Atualmente as marcas são organismos vivos que precisam demonstrar posicionamentos sobre assuntos do momento e sentimentos que se assemelham aos do consumidor, além de apresentar os fatores que as tornam únicas. Com toda a digitalização que aconteceu pós pandemia, os negócios tiveram que migrar para alguma rede social, e se diferenciar do mercado se tornou um fator muito importante na hora de fechar vendas. Isso porque com a facilidade de estar no mapa digital as opções para os consumidores se tornaram muitas, seja no mercado B2C ou B2B, onde os decisores têm os mesmos gatilhos de compra.
O termo branding vem então para simbolizar a gestão dessas marcas, e tem como principal objetivo humanizar empresas para que elas se conectem com o consumidor, mostrando a partir de ações estratégicas como criar sensações em seus produtos e serviços, como diferenciar o seu nome de qualquer outra marca e como se tornar a primeira lembrança quando a pessoa pensa no seu nicho de atuação. São estratégias desafiadoras, mas que transformam o seu propósito em legado para o mundo. Que empresa não quer ser lembrada pela diferença que fez? Vamos falar então dos pontos essenciais!
Humanizar a marca
Antigamente as pessoas costumavam realizar suas compras apenas com base nas suas necessidades, levavam a marca que estivesse com um preço mais atrativo e com a qualidade aceitável. Hoje as pessoas esperam que as marcas tenham muito mais do que qualidade, elas anseiam por valores em comum e propósitos. Humanizar a marca é valorizar e verbalizar a cultura da sua empresa, os seus porquês e como as suas ações impactam a sociedade. As pessoas querem histórias e sensações, querem ajudar a fazer a diferença junto com você e por isso estão dispostas a comprar suas ideias.
Sensações
Fazer com que seu produto/serviço desperte uma memória afetiva no consumidor é enriquecedor. De que forma aquilo que você oferece hoje pode impactar a vida das pessoas? Vamos pensar em pontos de vendas físicos, como o material é disposto para os clientes, se esse ambiente possui um aroma exclusivo, se o atendimento é realizado de uma forma personalizada abordando pelo nome do cliente… Enfim, a pessoa deve sair da sua loja sentindo os valores reais que a sua marca quer transmitir. Já no ecommerce, devemos pensar se ele é uma plataforma acessível, se o layout facilita a escolha, nas embalagens as quais enviamos, os aromas que nelas contém, e se as ações que você executa fazem com que o consumidor sinta os valores da marca mesmo recebendo na sua casa.
Diferenciação
Até o diamante ser lapidado ele é só uma pedra, e da mesma forma a essência da empresa até que seja comunicada é só o jeito de agir, a cultura! A grande sacada aqui é pensar de forma estratégica como comunicar isso ao seu público, quais práticas que não podem ficar de fora, quais processos são feitos de forma diferente, onde a empresa espera chegar, quais causas ela defende. Afinal, quem não sabe para onde vai, qualquer caminho serve; e o negócio que tem clareza dos seus papéis sabe direitinho como e com quem quer se comunicar.
Nº1
A constância e a consistência em exercer o branding no negócio vai trazer uma única consequência: o reconhecimento. E que empresa não sonha em ser o primeiro nome comentado quando se fala de determinado produto/serviço? Hoje as marcas buscam cada vez mais se tornarem significativas para seus públicos, criar suas comunidades, seus advogados de marca que compram e defendem as ideias de novos produtos/serviços e assim fortalecem seu ecossistema cada vez mais.
Co-branding
Quando a marca decide dedicar tempo ao branding os resultados são notórios não só pelo seu público, mas também por outras marcas. E o co-branding nada mais é que a união de valores e propósitos para satisfazer uma demanda do mercado. Um exemplo de sucesso da união de duas marcas por um objetivo em comum é a collab da Cimed, 3º maior indústria farmacêutica do Brasil, com a Fini, empresa de doces espanhola, criando um novo gloss labial na linha Carmed nos sabores das balas de beijos, banana e dentadura. Assim nasceu o Carmed Fini, em maio de 2023, se tornando febre nas redes sociais e projeta um faturamento de 40 milhões no segmento B2B, até o final do ano.
O branding é realmente incrível para validar ainda mais os valores do seu negócio e posicionar a sua empresa no mercado, mas não é uma estratégia fácil de ser construída, pois requer muita autenticidade e coragem! Uma dica de ouro é buscar profissionais que tenham conhecimento na área, pois sair da zona de conforto é um desafio, mas ter pessoas que nos ajudam nesse processo faz com que a caminhada seja mais leve e assertiva.
Aqui na SMT somos apaixonados por gestão de marca, e temos 100% de assertividade nos projetos de branding criados até hoje, então você já sabe que pode contar com a gente. Afinal, somos a Sua Melhor Transformação 💜