Quem nunca viu determinado produto e pensou: nossa, pra que isso? Ou alguma marca lançou um produto que não tinha muito a ver com o seu segmento e acabou flopando? Lembrou de algum exemplo? Nós trouxemos neste post algumas referências de produtos que fracassaram em seu lançamento e dicas de como evitar esses erros na hora de criar um produto.
Antes de apresentarmos os cases que separamos, queremos incentivar você a um pequeno exercício para entendermos a força do Branding, bem como o impacto da percepção de marca. Vamos lá?
👉 Pense em uma marca aleatória de creme dental.
💭 Agora imagine que você está no mercado com fome e pensa em comprar uma lasanha congelada para fazer assim que chegar em casa. Você se depara com essa opção disponível:
❓ E então, você compraria? Apoiaria e confiaria na tentativa de inovação da marca?
Pois bem, nesse caso da Colgate o público não apostou na ideia. É importante lembrar que quando uma marca está bem estabelecida no mercado, com uma cartela bem definida de produtos e dentro de um determinado nicho, é normal nosso cérebro relacionar a marca a esses tipos específicos de produto. Então, quando uma marca quer inovar expandindo o mercado, essa expansão precisa ser bem pensada e planejada. Mas não só isso, envolve pesquisa do público, do mercado e muitas outras etapas. E isso tem tudo a ver com Branding.
E então, ficou curioso para ver outros cases? Então vamos lá.
New Coke – 1985
“Em time que está ganhando, não se mexe”. Esse ditado a Coca-Cola aprendeu na prática, com a tentativa de mudar o sabor da bebida para combater a sua concorrente. O caso teve alto investimento em mídia para melhor aceite do público, porém, acredite se quiser, os consumidores fiéis da marca fizeram, inclusive, protestos públicos nas ruas contra a atualização da fórmula.
Pizza do Mc Donald’s
Neste exemplo, é a prova que mesmo dentro do segmento de mercado, o produto ainda pode fracassar. O Mc Donald’s dispensa apresentações, mas foi nos Estados Unidos que incluíram no cardápio a opção de pizza. E veja só, mesmo pizza sendo do ramo alimentício, a expectativa de quem vai em um fast food é ser atendimento rápido, né. Então de fato o novo produto não vingou e tampouco ganhou escala como os demais produtos da marca, apesar de duas franquias, em Ohio e West Virginia, terem persistido na ideia e ainda oferecem pizza no seu cardápio.
Roupas de baixo da Bic – 1988
Para encerrar, o case que mostra a importância de uma pesquisa de mercado bem elaborada. A Bic, no período, ganhava destaque por produzir itens descartáveis, como canetas, isqueiros e giletes. Nessa mesma pegada, surgiu a ideia nada sustentável de criar roupas de baixo também descartáveis. Vamos combinar que, nesse caso, até o planeta agradece por esse fracasso, né?!
E então, você gostou do conteúdo? É incrível como o Branding está em tudo, não é mesmo? Por isso, é importante que você, como marca, trace bem seus objetivos e entenda que com um branding claro e estratégico, falhas como essa não acontecerão.
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