Recentemente se tem falado muito sobre Metaverso, apesar do assunto já ser estudado há mais tempo. Os burburinhos começaram mesmo neste ano, quando o Facebook anunciou que tinha o desejo de se tornar uma “empresa de metaverso” nos próximos anos, e então a dúvida surgiu: o que é metaverso?

Como falamos, não é algo novo. Segundo pesquisadores da área da comunicação, é um termo que surgiu na década de 1980 e a ideia consiste em acessar um espaço similar à realidade, paralelo, e na maioria dos casos ficcional. Em outras palavras, é possível entrar em um mundo fictício, onde tudo é muito parecido com a realidade em que vivemos. Você pode se perguntar “mas isso é igual a um videogame” e sim, pode-se dizer que é uma das formas de metaverso. Porém, o metaverso que o Facebook e outras empresas estão falando é algo ainda mais real, um verdadeiro mundo paralelo.

Para usufruir do metaverso é necessário ter equipamentos de realidade virtual, como óculos e luvas especiais. Esses itens não são baratos, mas acredita-se que com o tempo e expansão da ideia, eles se tornarão mais acessíveis para todos.

Empresas que já aderiram ou estão de olho no Metaverso

Algumas marcas e empresas já têm utilizado o metaverso através dos jogos online, e muitas outras têm olhado com atenção para as oportunidades que poderão surgir. É o caso das marcas Vans e Renner, que entraram em um jogo virtual e tiveram ações de ativação onde o usuário poderia votar em novas estampas ou criar as suas próprias, dentro do jogo. Diferente, né?

O Facebook, como dissemos antes, está de olho para atualizar sua plataforma e, quem sabe um dia, vir a se tornar um mundo paralelo de informações, lojas, conteúdos e pessoas. Seria por isso que o nome da nova operadora do Facebook e Instagram se chama Meta?! #tudofazsentido

Mas não só de lazer e entretenimento pode viver o Metaverso. A empresa de Bill Gates, a Microsoft, quer estudar e apostar no modelo para alavancar os negócios. Para eles, será possível simular lojas e fábricas com linhas de produção que, caso apresentem um problema, poderá ser resolvido de maneira imediata.

O que você espera do metaverso? Acredita que, em poucos anos, essa será a nossa “nova realidade”? Mundos paralelos já existem, mas se tornarão ainda mais reais com o metaverso.