Sua empresa trabalha com prestação de serviços em geral, então ter uma identidade visual bacana não precisa ser uma preocupação, certo? ERRADO! De uma forma geral, todas as empresas deveriam investir em uma identidade visual bem elaborada e baseada em conceitos sólidos. Mas, especialmente no caso de negócios onde o aspecto visual é mais relevante, esse é um cuidado fundamental.
A identidade visual de uma empresa é a forma como ela se mostra ao mundo, a “roupa” que veste pra se apresentar a quem irá (ou não) contratá-la. Alguém que se apresenta de uma forma profissional e elegante tem muito mais chances de conquistar um cliente no primeiro contato, e assim, conseguir agregar ainda mais valor ao produto ou serviço que oferece.
Mas, afinal, o que é identidade visual? É a mesma coisa que MARCA? É a mesma coisa que LOGO? Ou tratam-se de coisas diferentes?
A marca é um elemento de distinção entre empresas concorrentes no mercado, carrega a história da empresa. Um exemplo que deixa bastante claro o que significa uma marca é a famosa “Coca-Cola”. A Coca-Cola é uma marca que produz refrigerantes, calçados, roupas, etc. Alguns preferem os refrigerantes da marca Coca-Cola porque são mais saborosos, outros compram as peças de moda apenas por se identificarem com a marca.
Cada marca possui sua assinatura visual, uma forma de se identificar e de diferenciar seus produtos ou serviços no mercado. A marca Coca-Cola, conforme podemos observar acima, já mudou a sua assinatura visual diversas vezes, ao longo de sua história. Ficou clara a diferença entre marca e logo? A Coca-cola é uma marca. A marca é eterna, o logo – ou assinatura visual – pode ser modificado ou atualizado com o passar do tempo. Uma assinatura visual, ou logo, é uma relação estruturada entre um logotipo (combinação de letras e tipografias) , um símbolo e uma tagline (slogan). Em alguns casos, também podemos encontra assinaturas divididas que apresentam símbolo separados, não apresentam síbolo ou tagline, entre outras variações.
Principalmente com a difusão das redes sociais e da presença digital das marcas, as diferentes versões de assinatura visual (ou logo) de uma marca se tornam cada vez mais necessárias. Essas variações todas devem estar previstas no Manual de Identidade Visual da Marca, material que deve ser desenvolvido pelo profissional de design ou pela agência que você contratar, e sobre o qual falaremos melhor a seguir.
A partir da criação do logo da empresa, é desenvolvido o “Manual de Identidade Visual”. Todos os elementos visuais da marca deverão seguir este manual, no que diz respeito às tipografia, cores, grafismos e regras de utilização para o desenvolvimento de suas peças institucionais e publicitárias.
A criação de um logo e manual de identidade visual para uma marca exige conhecimento prévio e planejamento. Demandam do profissional responsável uma análise da empresa, considerando fatores como as características do negócio e do seu público-alvo, o mercado de atuação, os objetivos de comunicação, etc. Esse esforço que antecede a criação propriamente dita, muitas vezes, é ignorado por designers amadores e empresas que abrem mão do planejamento na criação de suas identidades visuais. Esse é um erro que os verdadeiros profissionais da área resolvem por meio da utilização de uma etapa chamada briefing orientado, que organiza todas as informações citadas anteriormente e outras mais que o designer considerar necessárias para a concepção do projeto. Com isso, é possível garantir que o resultado final seja uma identidade eficiente para o marketing da empresa, e não apenas mais um desenho bonito nas propagandas.